Etiqueta de Pneus da UE
Introdução
Desde 1 de novembro de 2012 todos os pneus fabricados após 1 de julho de 2012 devem conter a etiqueta de pneus da União Europeia.
Benefícios
A União Europeia desenvolveu essa nova provisão para promover maior eficiência económica e ecológica e para garantir a segurança nas estradas.
Desvantagens
A etiqueta de pneus pode oferecer uma visão geral do pneu e dar ao cliente mais transparência, mas considera apenas três critérios. Para uma avaliação mais ampla de um pneu, entretanto, muitas outras características de desempenho são relevantes. Especialmente na procura dos pneus de inverno ideais os resultados de testes de diferentes instituições como a
ADAC são muito mais abrangentes.
Gostaríamos de mencionar também que o fabricante é o responsável por etiquetar os pneus e fornecer-nos tais informações. Se você não encontrar valores na etiqueta, significa que o fabricante não nos concedeu tais informações, ou que o produto foi fabricado
antes de julho de 2012. Antes dessa data, os pneus ainda não eram obrigados a portar nenhuma etiqueta. Portanto, em alguns casos, pode acontecer de o cliente
comprar um pneu sem etiqueta.
Símbolos
Os pneus são classificados com base em três características de desempenho:
• Eficiência de combustível (letras A a G)
• Aderência em piso molhado (letras A a G)
• Ruído externo
Ação
Finalmente, é o motorista quem determina o consumo de combustível. Para conseguir manter o nível de combustível por mais tempo, o motorista precisa dirigir mais cuidadosamente, o que pode aumentar a eficiência do combustível e proteger o meio ambiente.
Verificar a pressão dos pneus regularmente ajuda a melhorar a resistência ao rolamento, reduzir a perda de energia e suportar uma maior aderência em pisos molhados. Para reduzir o risco de acidentes e garantir sua segurança, bem como a de outros motoristas na estrada, mantenha sempre uma distância razoável.
Mais informações:
http://ec.europa.eu/energy/efficiency/tyres/labelling_en.htm
Seleccione uma de nossas vastas seleções on-line ou peça por sugestões. Nossa equipe especializada ficará feliz em poder ajuda-lo a escolher os pneus ideais para o seu veículo.
Eficiência de Combustível
A classificação da eficiência de combustível é dividida em sete classes, a variar da classe (a mais alta) para a classe G (a mais
baixa). Um pneu da classe A consome 0.1 litro a menos a 100km em relação ao pneu da classe B. Um componente essencial para a eficiência de combustível a resistência ao rolamento ou a fricção de rolamento.
Resistência ao Rolamento
A resistência ao rolamento é a força que opõe-se em relação ao movimento. Ela é formada, por exemplo, quando uma roda está em movimento. A resistência ao rolamento
depende não somente de questões geométricas, mas também das propriedades do material.
Média
O valor médio está entre C-E. A classe D não é usada.
Aderência em pisos molhados
Mostra o quão eficientemente o veículo consegue brecar em estradas com piso molhado. A aderência em pisos molhados é uma função importante especialmente quando estamos a falar dos pneus de verão.
Os pneus de classe A apresentam o mais alto nível de segurança e uma distância de frenagem mais curta. Já a classe F apresenta baixo nível de segurança e uma distância de frenagem mais longa.
As classes da aderência em piso molhado baseiam-se em testes de condução em pisos molhados com uma velocidade de aproximadamente 80 km/h. A diferença entre a
distância de frenagem dos pneus é de 3-5 pés por série. Exemplo: a diferença da distância de frenagem entre a classe A e a classe F são de
até 18 metros.
Média
O valor médio dos pneus está entre B-E. As classes D e G não são usadas.
Ruído dos Pneus
O símbolo indica o nível do ruído de rolamento externo em decibéis e através de três diferentes símbolos de ondas sonoras para indicar se o pneu pode manter o nível recomendado. O ruído de rolamento externo não corresponde ao ruído do pneu no interior do compartimento.
Um nível sonoro contínuo acima de 80 decibéis pode causar problemas de saúde.
Símbolo
Três ondas sonoras simbolizam os piores resultados. Existem pneus que excedem o limite máximo de aprovação. Um símbolo de 2 ondas sonoras apresenta um nível sonoro que corresponde ao nível sonoro aprovado. Pneus marcados com apenas 1 onda sonora apresentam um ruído três decibéis abaixo da faixa de aprovação.